Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



quarta-feira, 2 de março de 2011

VANDA E IRISMAR SE ENGALFINHAM

A relação de amistosidade das vereadoras Irismar Sampaio (PR) e Vanda Américo (PV), de Marabá, definitivamente, desandou. Foi de intensas trovoadas o clima entre as duas na sessão desta última quarta-feira (2), com direito a troca de farpas e até ameaças de processo na Justiça.
Não é de hoje que as duas parlamentares se engalfinham na tribuna do Legislativo, tendo como pivô, quase sempre, a administração do prefeito Maurino. Como se sabe, Vanda é oposição ferrenha à administração municipal e Irismar, que é vice-presidente da Câmara, a principal defensora do governo.
A revolta da vereadora do PR desta vez foi com o “deboche”, conforme classificado por ela, feito por sua opositora na sessão de terça-feira (1º). Na ocasião, Vanda atacou a postura, tida por ela como de subserviência, de Irismar em relação ao prefeito Maurino, e, em tom de brincadeira, chegou a parodiar refrão da música de Reginho & Banda Surpresa, “Minha mulher não deixa, não”, dizendo: “posso não, faço não, o prefeito não deixa, não”, dando a entender que a vice-presidente da Câmara trata assim as propostas que contrariam o governo. Foi a gota d’água. Na sessão de ontem, Irismar deu o troco e chegou a sugerir que a Mesa Diretora da Câmara apure se não houve quebra de decoro, revelando sua intenção de levar o caso à Justiça, caso não sejam tomadas medidas no Legislativo.
Rebatendo, Vanda Américo protestou, também na sessão de ontem, dizendo que se ela tiver que ser objeto de procedimento disciplinar Irismar também deverá ser julgada, na mesma medida, por termos que ela, Irismar, também profere da Tribuna. “A pessoa não pode ser dois pesos e duas medidas – comigo é uma coisa e contigo é outra. Tu disse [sic] pra mim na minha cara já várias vezes ‘a galinha dos ovos de ouro’ [...] agora quando chega a tua vez tudo é decoro”, declarou Vanda para Irismar. “Só porque é evangélica tu te sentes ofendida e eu, sendo de outra religião, não vou me sentir ofendida com tuas palavras? Negativo, negativo”, acrescentou.
Falando à Imprensa depois do seu pronunciamento, a vereadora Irismar Sampaio tentou ser mais amena. Disse que não se trata de nada pessoal contra Vanda Américo e, sim, uma preocupação sua com o nível dos debates no Legislativo. Irismar salientou que o tom das discussões na Câmara não estão alinhados com a estatura daquele poder e é preciso que haja uma mudança. “A atitude de alguns dos meus pares está diminuindo o parlamento, que é um espaço de discussão democrática, de assuntos que realmente interessem ao município, a nossa comunidade, a nossa população [...] O que eu fiz foi clamar à Mesa que dê uma dinâmica melhor ao parlamento, para que as pessoas que vêm aqui assistir às sessões não saiam com o sentimento de que aqui é pura brincadeira, e que isso aqui é um circo”, afirmou.
Irismar também se reportou a outras situações de uso da tribuna para tratar de picuinhas e temas irrelevantes, atitudes que, no seu entendimento, depõem contra o verdadeiro papel do Legislativo. Por isso, segundo ela, está propondo medidas da Mesa Diretora, no sentido de melhorar o nível dos debates na Casa. “Não é que a vereadora Irismar está aqui querendo ser o arauto da moralidade. De forma nenhuma. Até porque sei que, como um ser que está em constante aprendizagem, eu também cometo falhas. Mas eu acho que a gente tem que rever as posturas da gente e estar avançando para melhorar”.

2 comentários:

Unknown disse...

A vereadora Vanda deve ser mais caltelosa ao fazer comentários sobre o prefeito Maaurino. Prefeito esse que é sinonimo de corrupção (favorecer parentes e amigos em serviços prestados á prefeitura), desvio de verba (asfaltando rua que já esta asfaltada), baixaria (escandolo com do carro com sua esposa), traição (abandonol a igreja que o elejeu). E agora faltando um ano para as eleições volta para a igreja como arrependido. O Maurino não é o pior prefeito mas um dos piores tipos de pessoa que pode existir. MAURINO NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

Não é de hoje que Vanda sempre quer ter razão no que diz. As vezes é insuportável seu jeito irônico de ser.
Não estou aqui defendendo uma e nem outra, as coisas tem de serem resolvidas da melhor forma possível.

Arquivo do blog