Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ATRASO NA SAÚDE É DE QUASE R$ 6 MILHÕES

Nada menos que 5,8 milhões de reais. Esse é o tamanho da conta que o prefeito Maurino Magalhães tem em atraso somente com a folha de pagamento da área da saúde, em Marabá. Nas próximas horas, ele terá que fazer malabarismo para conseguir levantar toda essa dinheirama, sob pena de ver colapsar de vez a prestação do serviço médico na cidade.
Esta semana, o blog teve acesso a uma planilha da Secretaria Municipal de Finanças, na qual aparecem os números da inadimplência da prefeitura com o funcionalismo ligado à saúde, e descobriu que o rombo está ficando quase insustentável.
Até o final da tarde de ontem, segunda-feira (12), o governo ainda não havia depositado na conta do servidor municipal o valor referente ao pagamento do salário do mês de outubro. Por lei, ele deveria ter acontecido ainda na sexta-feira (9). Diz a Lei Orgânica do Município (LOM), em seu artigo 28, que “o pagamento dos vencimentos aos servidores será efetuado, no máximo, até o dia 10 do mês subsequente, com antecipação desta data se coincidir com feriado ou final de semana”.
Além do salário de outubro em atraso, a prefeitura deve também a folha de plantões da saúde referente aos últimos dois meses.
Foi por conta disso que um grupo de médicos, enfermeiros e outros profissionais fizeram manifestação no mês passado, paralisando o atendimento na rede pública por cerca duas horas. Na ocasião, a pressão resultou no recebimento de um mês de plantão atrasado.
Na última sexta-feira, eles resolveram protestar novamente e chegaram a ameaçar abandonar de vez a escala de plantões, pelos quais não estão recebendo.
Informação obtida junto a profissionais de saúde dá conta de que dois médicos do Hospital Materno Infantil (HMI) chegaram a procurar a Delegacia de Polícia na sexta-feira (9) para registrar boletim de ocorrência.
Diante da pressão, o prefeito Maurino Magalhães expediu um comunicado na sexta-feira mesmo, informando que faria o pagamento na segunda, portanto no dia de ontem, do salário de outubro e mais dos plantões referentes ao mês de setembro, o que até o final da tarde ainda não havia acontecido.
Enquanto o impasse não é resolvido, vidas podem estar correndo perigo. Sem receber, alguns médicos estariam deixando de cumprir os horários de plantões, deixando em polvorosa os diretores administrativos das unidades de saúde, responsáveis pela montagem das escalas. Em conversa com um desses diretores, na tarde desta segunda-feira (12), o jornal ouviu dele em tom impotente que, nesses casos, não há muito o que fazer. Pedindo reservas do nome, ele disse que a unidade nunca fica sem médico, mas quando um médico falta, a encrenca acaba sobrando para os outros, que têm de absorver a demanda excedente.4

Um comentário:

Anônimo disse...

O pior de tudo Laércio hoje terça ainda não saiu o real nem o vale fome, estamos indo para frente do ministério público...fazer o que né!

Arquivo do blog