Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TERCEIRA IDADE: A VIDA COMEÇA AOS 60

Idosos do Projeto Conviver: vida bastante ativa, mesmo depois dos 60.
No Lar São Vicente de Paulo (foto abaixo), a rotina de quem já chegou à terceira idade é outra bem diferente


 
Em Marabá, existem duas classes de idosos bem distintas: uma formada por sessentões e septuagenários animados, que frequentam o Projeto Conviver da Seasp, e outra de solitários aposentados, para quem a vida se resumiu a enxaquecas, caixas de remédio, rugas e cabelos brancos.
Desde o início desta semana, os idosos do Conviver estão envolvidos em diversas atividades promovidas pela Seasp. Na Secretaria, está em curso a programação da 8ª Semana do Idoso, com ações que vão de atividades esportivas a apresentações culturais. A Semana teve início no dia 28 e se estende até o dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia do Idoso.
Enquanto o grupo da Seasp se esbalda em meio às festividades alusivas à data, no Lar São Vicente de Paulo, muitos dos idosos sequer sabem que existe no calendário um dia dedicado a eles. Na verdade, muitos dos que estão no abrigo, por mais que quisessem, não teriam condições nem razões para comemorar. São pessoas debilitadas, doentes, presas ao leito ou a uma cadeira de rodas, as quais já perderam quase tudo – a família, os amigos e até a memória.
No Projeto Conviver, os idosos praticam esportes, atividades culturais e de lazer, participam de programas educativos, recebem orientações sobre como cuidar melhor da saúde e são envolvidos em campanhas preventivas, com o acompanhamento de profissionais de saúde. Uma das atividades preferidas deles é dançar forró, mas no Conviver, eles também fazem hidroginástica, terapia ocupacional e dança laboral. Um grupo de idosos está aprendendo computação e outros 30 estão distribuídos em duas turmas de alfabetização. “Aqui, nossos idosos estão sempre envolvidos em alguma atividade”, comemora a assistente social Maria Onete Feliz Fonseca da Silva, coordenadora do Grupo da Terceira Idade no Projeto Conviver. Hoje com 50 anos, há seis trabalhando com a terceira idade, Onete se orgulha do trabalho que faz. “Estamos aumentando a expectativa de vida deles”, ressalta a assistente social, observando que a criação do Estatuto do Idoso e a adoção de políticas que beneficiam a terceira idade têm contribuído com a longevidade desse público.
Entretanto, não basta viver muito; é preciso viver bem. No Lar São Vicente de Paulo, o vice-coordenador da entidade, Antônio da Luz Silva, sabe muito bem o que significa isso. Antônio é uma espécie de anjo da guarda no abrigo – único espaço destinado a acolher e amparar idosos em Marabá. Ele já perdeu as contas das noites mal dormidas que passou, tentando socorrer velhinhos à beira da morte. “Aqui, na minha mão, já morreram três”, conta Antônio, que está há três anos trabalhando no abrigo, mas sabe de cor o nome e a idade de quase todos os 30 internos da casa. Numa gravação feita no celular, ele mostrou à reportagem um desses dias de sufoco, quando teve que passar a noite em claro, fazendo compressa de água fria em um dos idosos que estava queimando de febre.
Nesta quinta-feira (30), dentro da programação da Semana do Idoso, a Seasp vai levar os idoso do Projeto Conviver para uma manhã de lazer no Lar São Vicente de Paulo. Durante a visita, haverá apresentação cultural e outras atividades. Será uma forma de compensar o sofrimento daqueles cuja sina não lhes deu o direito de passar os últimos dias de vida com mais dignidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog