Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AMBULÂNCIA NO LIXÃO

O vereador Edivaldo Santos (PPS) fez uma denúncia grave na sessão da última terça-feira (14). Segundo ele, várias ambulâncias que deveriam estar servindo à saúde pública estão literalmente sucateadas e abandonadas pela administração municipal. Uma delas, inclusive, com placas JUJ-8024, foi largada na área do aterro sanitário.
Durante a sessão, o vereador expôs a gravidade do assunto e até fez uso de projetor para mostrar através de fotografias o estado das viaturas.
Uma das ambulâncias, a de placas JVO-0129, foi encontrada por ele no Pátio de Retenção do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), área contígua ao prédio do Hospital Municipal, na Folha 17, da Nova Marabá. A viatura, que no passado fora utilizada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), estava com os pneus murchos e uma avaria na parte traseira, provavelmente provocada por alguma colisão.
No pátio do DMTU, geralmente ficam os veículos que são apreendidos pelo órgão ou pela polícia. Como o local fica a céu aberto, os carros ficam pegando sol e chuva, sendo facilmente deteriorados pela ação da ferrugem e do calor.
Duas outras ambulâncias encontradas por Edivaldo Santos estavam no pátio da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com relação à ambulância encontrada no lixão, de fora, pelos adesivos, dá pra deduzir algumas informações. Primeiro, que ela era utilizada pelo setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo, o veículo foi para o aterro sanitário a menos de dois anos, na administração do prefeito Maurino Magalhães. É que nas laterais e na traseira da viatura há adesivos com o slogan da atual gestão.
“Já ingressamos com denúncia no Ministério Público Estadual e no Ministério Público Federal para que seja investigado por que essas ambulâncias estão largadas, quando deveriam estar servindo à população”, salienta o vereador Edivaldo Santos, observando que vai encaminhar o caso também ao Ministério da Saúde, em Brasília.
“A Câmara tem que tomar uma providência no sentido de saber por que não estão fazendo leilão dessas ambulâncias”, observou a vereadora Vanda Américo (PV), revelando que já tinha conhecimento do caso, inclusive, com informação de que há pessoas retirando as peças dos veículos e deixando só a carcaça.
“O mais grave é que toda vez que se liga pro Samu, eles sempre dão a desculpa de que não tem carro porque a ambulância está socorrendo alguém. No entanto, as ambulâncias estão virando sucata, quando deveriam estar no conserto”, enfatizou Edivaldo, propondo à Mesa Diretora da Câmara que convide a Secretaria Municipal de Saúde para dar explicações sobre o caso em uma audiência pública no Legislativo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog