Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MAURINO E A JUSTIÇA

A Justiça ouviu, nesta quarta-feira (1º), as primeiras testemunhas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), em que o prefeito Maurino Magalhães e seu vice, Nagilson Amoury, são acusados de prática de caixa dois nas eleições de 2008. Esta foi a quinta audiência marcada entre as partes desde que foi instaurado o processo, em setembro do ano passado.


Todos que depuseram nesta quarta-feira foram indicados pela acusação. Das cinco testemunhas, arroladas, apenas duas compareceram – Antônio Silvério da Rocha e Anderson Gonçalves de Sousa. Gilson Dias, que representa a acusação na ação, também foi ouvido, a pedido do juiz.

A oitiva demorou cerca de sete horas e aconteceu na sala de audiências da Vara Agrária, no fórum local. Estiveram na sala, além dos depoentes, o juiz que conduz a ação, Cristiano Magalhães Gomes; a promotora de Justiça Eleitoral, Daniela Moura; o chefe do Cartório Eleitoral, Antônio Araújo Moura; o prefeito Maurino Magalhães e seu vice, Nagilson Amoury.

Ao final dos depoimentos, o juiz concedeu uma coletiva em que informou que foi designada uma nova audiência para o próximo dia 22. Na ocasião, serão ouvidas as testemunhas que faltaram e mais três que foram citadas pelas partes na oitiva de ontem; entre elas, Nágila Amoury, que é irmã de Nagilson Amoury, e a advogada Aurenice Botelho, que atualmente é procuradora do município, mas respondia durante a campanha eleitoral de 2008 pela coligação “A Marabá que Queremos”, que elegeu Maurino.

As partes terão cinco dias para informar à Justiça os endereços das pessoas que serão intimadas a depor.

“Nesta próxima audiência, provavelmente será encerrada a instrução processual relativa à coleta de provas testemunhais. A partir disso, as partes terão a oportunidade de apresentar requerimentos, para alguma diligência que julgarem necessária, o que pode ser ou não deferido, e, só então, acontecerá a apresentação das alegações finais, pelas partes e pelo Ministério Público, para, finalmente, ser proferida a sentença”, informou o juiz, deixando claro que pretende encerrar a fase de oitivas na audiência do dia 22, mesmo que as testemunhas não compareçam para depor.

Indagado sobre a demora no desfecho da ação, já que neste mês de setembro completa um ano da instauração do processo, o juiz Cristiano Magalhães disse que tem se empenhado para dar agilidade ao rito processual; no entanto, segundo ele, houve algumas situações que acabaram comprometendo o ritmo, como foi o caso do encaminhamento do processo a Belém, por conta do recurso de exceção de suspeição apresentado e retirado posteriormente pela defesa. “Dentro da nossa possibilidade, a gente está marcando as audiências o mais rápido possível pra instruir de forma mais rápida”.

Sem querer apontar uma data para proferir a sentença, o juiz se limitou a dizer que acredita que “o quanto antes”, o processo deve ser julgado. “As pessoas que conhecem o meu trabalho em outros locais, por onde eu passei, sabem que o meu entendimento foi de sempre sair com os processos julgados. Então, a minha expectativa é que o processo seja julgado o quanto antes. Ainda que as partes recorram, eu quero que a população tenha consciência de que o trabalho da justiça de Marabá foi cumprido”, finalizou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog