Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

ARAÚJO CRÊ EM REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

Cel. Araújo, secretário de Segurança
Secretário Municipal de Segurança Institucional há pouco mais de dois meses, o coronel da reserva Antônio Ferreira Araújo se diz otimista na sua incumbência de contribuir para que haja uma reversão nos índices de violência em Marabá. Embora ainda não esteja cem por cento investido na função de secretário, uma vez que ainda continua à frente do DMTU, Araújo já está procurando se cercar de algumas medidas para não se pegar frustrado na sua espinhosa missão. Uma delas, é a criação de projeto de vídeo-monitoramento, com vistas à instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade.
Segundo o secretário, o projeto já está pronto e prevê inicialmente a instalação de câmeras no complexo Cidade Nova, em pontos estratégicos a partir do bairro Liberdade. Esta seria a primeira fase, sendo que, mais adiante, novas etapas serão desenvolvidas para contemplar a Nova Marabá e a Marabá Pioneira.
No próximo dia 2 de maio, a Secretaria, juntamente com a Polícia Militar, vai discutir e apresentar a proposta a executivos da Vale, com o objetivo de sensibilizar a empresa a ser parceira no empreendimento.
“Se nós implantarmos essa primeira fase como projeto piloto, temos certeza que vamos conseguir recurso para desenvolver as outras duas fases”, disse o secretário, para quem esta medida de cunho repressivo, aliada a outras de fundo preventivo, vai garantir considerável redução nos índices de violência em Marabá.
Perguntado sobre o percentual que pretende alcançar nessa redução daqui a um ano, Araújo se mostra cauteloso. “Segurança é um problema sério e caro. E os resultados, a gente sabe, não acontecem rapidamente. Mas esperamos resultados práticos a médio e longo prazo”. Instado a dar um número concreto, o secretário de Segurança afirmou que “se daqui a dois anos conseguirmos reduzir os índices em 30% já teremos alcançado um grande resultado”. Esta é, segundo ele, a meta estabelecida no Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, destinado a cidades com mais de 500 mil habitantes, mas que incluiu Marabá por conta dos seus altos índices de violência.
GGIM – Entre algumas das outras iniciativas voltadas para a segurança que vão somar com o projeto de vídeo-monitoramento em Marabá está a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão criado ainda no ano passado, através da Lei 17.404 de 2 de março de 2010.
A instalação do GGIM foi uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para que Marabá pudesse ser incluída no Pronasci. O Gabinete, com poder para discutir e implementar ações de combate à violência, é composto por diversos órgãos, entre eles as secretarias de Segurança Institucional, Assistência Social, Ações Comunitárias, Educação, Saúde, Esporte, Obras, Cultura e Turismo, a Guarda Municipal, o DMTU, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: