Cel. Araújo, secretário de Segurança |
Segundo o secretário, o projeto já está pronto e prevê inicialmente a instalação de câmeras no complexo Cidade Nova, em pontos estratégicos a partir do bairro Liberdade. Esta seria a primeira fase, sendo que, mais adiante, novas etapas serão desenvolvidas para contemplar a Nova Marabá e a Marabá Pioneira.
No próximo dia 2 de maio, a Secretaria, juntamente com a Polícia Militar, vai discutir e apresentar a proposta a executivos da Vale, com o objetivo de sensibilizar a empresa a ser parceira no empreendimento.
“Se nós implantarmos essa primeira fase como projeto piloto, temos certeza que vamos conseguir recurso para desenvolver as outras duas fases”, disse o secretário, para quem esta medida de cunho repressivo, aliada a outras de fundo preventivo, vai garantir considerável redução nos índices de violência em Marabá.
Perguntado sobre o percentual que pretende alcançar nessa redução daqui a um ano, Araújo se mostra cauteloso. “Segurança é um problema sério e caro. E os resultados, a gente sabe, não acontecem rapidamente. Mas esperamos resultados práticos a médio e longo prazo”. Instado a dar um número concreto, o secretário de Segurança afirmou que “se daqui a dois anos conseguirmos reduzir os índices em 30% já teremos alcançado um grande resultado”. Esta é, segundo ele, a meta estabelecida no Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, destinado a cidades com mais de 500 mil habitantes, mas que incluiu Marabá por conta dos seus altos índices de violência.
GGIM – Entre algumas das outras iniciativas voltadas para a segurança que vão somar com o projeto de vídeo-monitoramento em Marabá está a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão criado ainda no ano passado, através da Lei 17.404 de 2 de março de 2010.
A instalação do GGIM foi uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para que Marabá pudesse ser incluída no Pronasci. O Gabinete, com poder para discutir e implementar ações de combate à violência, é composto por diversos órgãos, entre eles as secretarias de Segurança Institucional, Assistência Social, Ações Comunitárias, Educação, Saúde, Esporte, Obras, Cultura e Turismo, a Guarda Municipal, o DMTU, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário