Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

JORNALISTA DO "SIM" SOBRE "MEIA DÚZIA DE GATOS PINGADOS"

"Gatos pingados? Pode até ser... Mas nossa luta é, contra todas as adversidades, para garantir o bem-estar de milhões". Com esta frase em mente, a jornalista Bia Cardoso, diretora do Jornal Opinião, encontrou inspiração na manhã desta enlutada segunda-feira (5/12) para escrever brilhante artigo, em resposta à postagem do Hiroshi Boegea On Line, que criticava a quantidade de  manifestantes em panfletagem dos emancipacionistas no último sábado (2/12).

Eis o que escreveu a jornalista:

Meu caro Hiroshy,

Após inúmeras ligações de internautas dando conta de um comentário em seu blog, sobre a manifestação realizada no último sábado por manifestantes do “SIM”, não poderia me abster de fazer alguns esclarecimentos, até pelo fato de ter participado desse ato.

1 - A manifestação que se concentrou na entrada da Marabá Pioneira foi uma iniciativa da comunidade que atua nas redes sociais. Portanto, não foi da classe política e empresarial, algo que revela um novo fenômeno da política, ainda que de forma pequena, mas consistente.

2 - Nossa preocupação não era fazer volume. Nosso pequeno grupo, de maioria jovem, teve a nobreza de contribuir com a causa Carajás e Tapajós, algo semelhante àquela fábula do beija-flor apagando o incêndio, numa marcha que cruzou a Avenida Antônio Maia e terminou em frente ao Palacete Augusto Dias, na Getulio Vargas. Nosso objetivo: dizer ao povo as razões que motivam essa luta.

3 - Quem esteve no comércio da Marabá Pioneira é testemunha da receptividade com que o povo nos recebeu, fazendo questão de deixar o interior dos estabelecimentos comerciais, tomando as calçadas para nos receber de forma calorosa.

4 - Em duas horas e meia, mais de 3 mil adesivos do SIM foram entregues à população. Meu caro Hiroshi, podemos até ser taxados de “meia dúzia de gatos pingados”. Somos, sim, aprendizes, numa luta que envolve o destino de um milhão e meio de pessoas que vivem em nossa região. Você, como bom marabaense, tem consciência de como vivemos. Como bem dizia Machado de Assis, o velho poeta, “a consciência é o mais cru dos chicotes... e todos nós precisamos fazer esse exame”.

Não podemos negar a beleza de uma luta que mesmo desigual, já que somos minoria, não é fruto do acaso mas nasceu do descaso com que, historicamente, tratam as necessidades de nosso povo.

Ontem, num rápido giro que fizemos pela BR-230, pudemos testemunhar um povo simples, mas, acima de tudo, brasileiro, mobilizado em favor do sonho de criar Carajás e Tapajós. A verdade que salta aos olhos dessa gente é a realidade em que vivem: estradas esburacadas, pontes quebradas, saúde e educação precárias. Quem melhor do eles pode saber sobre que condições querem viver juntos, numa mesma sociedade? A história haverá de julgar nossa causa.

Bia Cardoso.

_____________________________
Disse, simplesmente, tudo.

4 comentários:

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Prezada,

Não vejo consistência neste grupo, pois foram os mesmos que tentaram fazer arruaça na frente da UFPA, em pleno desespero para atacar a minha pessoa. Não respeitam o direito que eu tenho de dizer NÃO!!!
Espero que reflitam sobre isso!

Professor Ribamar Ribeiro Junior

Francisco Arnilson de Assis disse...

Eu não fiquei sabendo. Além do mais, o sábado é um excelente dia para o comércio. Apenas uma conscientização muito grande para fechar o comércio, coisa que não aconteceu e, mais ainda, poucos foram comunicados via redes sociais.

O movimento foi nobre e como tudo na vida tem um começo e tem a sua importância, quero dizer que me impressiona a grandeza destes que puderam comparecer e mostrar a cara numa luta democrática.

Além do mais, não fica bem ficar taxando as pessoas de forasteiros, arruaceiros, não numa causa que é nobre para muita gente.

Não vale a pena criticar o Ribamar, deixe ele com a sua opinião e vamos continuar com a nossa.

Carajás é representa o maior investimento que esta região poderá receber, para o bem do seu povo. Não é a Alpa, Hidrovia ou outro coisa.

O Estado de Carajás é que, de fato, transformará a nossa região, beneficiando de todos os modos possíveis. Esta é a única saída.

E finalmente, devemos considerar que o nosso governandor do Estado até o presente momento não moveu uma palha em prol de um povo carente, esquecido, mal tratado e mal respeitado.

Creio em Deus que nossa luta é justa, honesta e democrática e como tal, não devemos parar um minuto.

Francisco Arnilson de Assis

claudio disse...

Grande texto, Laercio!

Dr. Valdinar Monteiro de Souza disse...

Meu caro Laércio Ribeiro:

Meus parabéns à ilustre jornalista Bia Cardoso, a quem admiro. Parabéns pela argumentação consistente e pela elegância no responder.
Por mais que me esforce para aceitar democraticamente a atitude de quem – notadamente da região – não consigo, por isso, paro por aqui para não ofender a quem quer que seja. Deixo isso a cargo da consciência deles. Se estiver vivo, votarei "sim", dia 11.

Arquivo do blog