Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ESPECIALISTAS DEBATEM DESNUTRIÇÃO

A Sociedade Paraense de Pediatria (SPP) e a Associação dos Fonoaudiólogos do Estado do Pará (Afepa) abrem nesta quinta-feira o I Congresso Paraense Multidisciplinar de Crescimento e Desenvolvimento Infantil na Amazônia (Fonoped), que terá a participação de profissionais dos Estados Unidos, México, Argentina e Brasil. O evento acontece de 5 a 7 de novembro de 2009, na sede do Computer Hall, localizada Rua Antônio Barreto, 1176, e tem como objetivo é integrar profissionais e especialistas de vários países para aprofundar a construção e o intercâmbio de conhecimentos visando aprimorar as políticas públicas para fortalecer o crescimento e o desenvolvimento infantil brasileiro e amazônico.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2004 apontam mais de 3,5 milhões de paraenses vivendo em situação de insegurança alimentar no Pará, enquanto as informações divulgadas, em abril passado, pelo Ministério da Saúde, dão conta que no Estado, entre 2000 e 2007, registraram-se 24.511 óbitos infantis em crianças com menos de um ano de idade. No ranking estadual, o maior número de mortes de crianças ocorreu nos municípios de Belém (4.478), Ananindeua (1.490), Marabá (1.009), Santarém (959) e Parauapebas (546).
Os conteúdos do congresso são direcionados para pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, assistentes sociais, pais de crianças com deficiência e outros profissionais e universitários que atuam com crianças e adolescentes. A conferência de abertura será realizada pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fábio Morais, que abordará a Situação do Crescimento e Desenvolvimento da Criança na Região Amazônica.
Os especialistas debaterão ainda os desafiso da audição, autismo, crescimento e desenvolvimento infantil, transtorno de aprendizagem, diagnóstico, hiperatividade e déficit de atenção, implante coclear, implicações escolares, políticas públicas, psicomotricidade, prevenção, reabilitação e transtorno do comportamento. A programação científica do Fonoped-2009 é composta 23 conferências nacionais e internacionais, 18 mesas-redondas e sete cursos.
Para Larissa Campos, pedagoga e fonoaudióloga, uma das organizadoras do evento, é fundamental fortalecer o olhar profissional para a atenção primária à saúde na Amazônia. “Por meio de novos conhecimentos e a ampliação do acesso às políticas públicas poderemos reduzir os índices de mortalidade infantil e proporcionar à criança a oportunidade de um desenvolvimento infantil saudável desde a gestação, o nascimento e a sua entrada na fase da adolescência. Estas fases são determinantes para a construção dos pilares estruturantes da formação de um cidadão participativo, produtivo e integrado socialmente”, destaca.
O evento tem o apoio do Governo do Estado do Pará, da Universidade da Amazônia (Unama), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Pan-Americana de Saúde e da Nestlé Nutrição, além de instâncias governamentais da União, Estado e Município e entidades não governamentais. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Fonoped - www.fonoped.com.br.

Nenhum comentário: