Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O PSOL E O GOVERNO JOÃO SALAME

Continua ainda tendo repercussão as postagens, feitas aqui, aqui, aqui e aqui no blog, sobre a postura do PSOL, em Marabá, com relação ao governo João Salame.

Publicamos a seguir o comentário de internautas e da executiva do partido sobre o assunto.


Que continue aberto o debate.


O QUE DISSE RIBAMAR RIBEIRO JÚNIOR:

Prezado Laécio,

Tenho um grande respeito por você e pelo seu trabalho, porém é necessário que algumas coisas fique clara com relação a nota do PSOL.

1- Foi aprovada por UNANIMIDADE em Plenária do partido onde tinha representantes de todas as correntes do partido;
2- Não há incoérência o posicionamento que o partido continuará tomando, a partir de 1º de janeiro com o Governo do Salame, o programa do PSOL não coaduna com o programa de coalizão do João (PT, PPS E PMDB);
3- Que o apoio dado por João ao Edmilson, foi questionado pela base do PSOL e de forma alguma não foi bem aceito pela militância do PSOL que não aceita apoios de liderança ligadas a o atual modelo de desenvolviento da Amazônia.

Portanto, o PSOL continuará firme, se posicionando e se apresentando à sociedade como uma alternativa.

...

Meu prezado,

Sou filiado ao PSOL desde de sua fundação, criamos um partido para ser alternativa de esquerda neste pais. Contra toda enganação que o PT fez!
Como membro deste partido apoiei a decisão UNANIME, de oposição ao governo do PPS/PT/PMDB de Marabá. Por que já sabíamos quem era seus aliados na composição do governo. O PSOL não comunga com a politica feita de "tomá-la dá cá".
Todas as nossas criticas são responsáveis,fundamentada e com credibilidade. Não somos daqueles que quanto pior, melhor! Tanto é que o blog Contraponto & Reflexão tem postado todas os comentários: elogios e criticas ao governo. No entanto, como filho de Marabá, militante político, não vou deixar minhas convicções apenas por ser um "início de governo", tanto é que a maioria dos vereadores que compõe este governo, foram omissos, os secretários deste governo - alguns foram do anterior.
Nossa posição tem sido firme, com respeito, mas não aceitando de guela abaixo que as coisas serão diferentes apenas por que é início de governo.


O QUE DISSE FRANCISCO MACÊDEO, DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PSOL:
squecendo que o estágio desenvolvimento técnico, cientifico, econômico e social do Brasil ou da Amazônia não é necessariamente contraditório com o sistema capitalista, ele precisa das áreas periféricas, dos fornecedores de commodities, e nosso papel, ou como gostam alguns, “nossa vocação”, na ordem capitalista é esse.

Então nossa oposição é programática, não é contra o indivíduo João Salame, mas contra um programa, um sistema que ele representa, se ele for eficiente ou ineficiente no governo dele o sistema continuará forte. Familias sendo despejadas de seus locais de trabalho, privatização de espaços públicos, elevação dos índices de criminalidade, entre outros males.

Todo partido tem um estatuto e um programa, o primeiro rege a organização do partido, o segundo orienta suas ações, é a identidade do partido. O militante é coerentemente quando suas ações políticas são orientadas pelo programa e respeita as regras definidas no estatuto.

Alguns partidos ou alguns filiados a partidos, orientados por uma perspectiva eleitoreira, desrespeitam o estatuto e programa tomando decisões ou ações incoerentes com esses documentos. É importante destacar que um partido não é uma unidade autônoma municipal ou regional, está filiada, a uma concepção de sociedade que da unidade ao partido. Portanto, nossa posição é coerente com nosso programa e a carta foi aprovada considerando as diretrizes estatutárias.

Somos filiados ás teses marxistas, um importante estudioso do capitalismo e seus componentes. Estudos que possibilita compreender esse sistema, que inclusive está em crise em virtude de uma financeirização do capital repercutindo nos países centrais, inclusive repercutindo em nossos consumidores de commodities implicando no nosso sonhado desenvolvimento a partir da venda de minério de ferro. Para sair da crise os capitalistas não fazem milagres, arrocham salários, tiram direitos trabalhistas, exigem diminuição de impostos, etc.

Antes de falar de quantidade de votos é importante compreender que os cargos de prefeito ou de vereador não representam o poder, é parte do poder. São instâncias importantes, mas é parte, há outras instâncias a serem mobilizadas, e o poder de pressão não é exclusivo do legislativo, nem mesmo de instâncias institucionalizadas. Quanto ao resultado eleitoral isso não nos abala, temos maturidade para compreendermos o atual momento histórico, continuaremos firmes em nossos princípios, nossas diretrizes programáticas. O líder da revolução chinesa dizia que a paciência é uma virtude revolucionária. Não a paciência cômoda, de simplesmente esperar, mas aquela que te orienta a tomar os passos certos a cada momento, de construir sólidas bases de um projeto. Por outro lado, Marx dizia sobre a perspectiva de uma identidade de classe dos trabalhadores e de uma revolução social, que deveria haver as condições objetivas e subjetivas. As objetivas corresponde as dificuldades concretas, seja falta de trabalho, baixo salário, falta de moradia, atendimento precário à saúde, violência, etc. As condições subjetivas corresponde ao sentimento de identidade de classe, de perceber que os trabalhadores do setor siderúrgicos demitidos em Marabá é fruto do mesmo sistema que demite trabalhadores na Grécia, Espanha, Portugal ou que privatizou o ensino no Chile, este sentimento de unidade, implicaria na identidade de classe, atendendo o chamado de Marx no Manifesto do Partido Comunista, Trabalhadores do mundo, Uní-vos.

Então as eleições correspondem a um meio, não um fim em si mesma. Seguiremos firmes como lutadores sociais por uma sociedade justa, fraterna, harmônica e feliz. É nossa oposição é programática, entramos em cena vigilantes e coerente.
Francisco Macedo PSOL DIRETÓRIO ESTADUAL

O QUE DIZ O PROFESSOR AURISMAR:

Meu caro Laércio,
Somente agora vi essa postagem cuja personagem principal sou eu. Ribamar sabe que se não estou filiado ao PSOL foi por atitude rasteira de alguém do Partido dos Trabalhadores. Na época de minha filiação ao PSOL, eu era então filiado ao PT. Meu requerimento pedindo a desfiliação deste, nunca saiu da gaveta de quem o recebeu. Militei no PSOL há quase cinco anos, talvez Ribamar não se lembre disso porque foi na época em que ele estava sendo assessor de um certo prefeito petista (o partido da Dilma, do Lula e dos mensaleiros que ele tanto abomina). Meu nome aparece na lista dos filiados do Partido Socialismo e Liberdade, porém de fato eu filiado não sou. Descobri isso agora nas últimas eleições quando se cogitava meu nome como candidato daquele a vereador pelo partido para fortalecer a campanha dos demais. Não tenho nenhuma pretensão de efetivar minha filiação a esse partido como já tive um dia. As pessoas que estão a frente dessa legenda, já mostraram para que vieram - acabar de vez com a pretensão de se construir esse partido aqui em Marabá.

Um grande abraço, parabéns pelo blog.

O QUE DIZ A INTERNAUTA SUZANE ROCHA:

Sinceramente, não entendo o que se passa na mente de muita gente em Marabá.
Passamos quatro anos na pior situação que já pude ver em Marabá e convenhamos, os políticos de Marabá ficaram de braços cruzados até a derrota do ex-prefeito nas ultimas eleições, pois caso não fosse assim, ele não teria terminado o mandato na prefeitura.
Agora, nem um mês de governo, já tem gente se armando contra o João Salame? Vejo isso como um absurdo.
Politica é politica mesmo...
Se todos os políticos de Marabá se unissem para pelo menos tentar arrumar a bagunça feita pelo Sr. Maurino e Cia, teríamos uma cidade melhor com certeza.
Independente de partido, deveria existir uma vontade maior de organizar essa cidade.
Vejo as reportagens, leio os blog´s da região, tenho visto as propostas do Prefeito.
O que tem de errado???? Apoio totalmente cada palavra do autor do blog quanto ao caso.
E ainda mais, já fica certo que não tem meu voto e de quem eu puder convencer a não votar em pessoas que fazem oposição ao que nem bem começou ainda...


P.S: Aos Srs um conselho: Que tal começar a trabalhar? Mas trabalho de verdade mesmo.
Nada segue em frente com uns tentando caminhar e outros puxando atrás.
 

Nenhum comentário: