Foto: Tuerê



NOTAS SOBRE:


"A maior necessidade do mundo é a de homens; homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen G. White.



segunda-feira, 18 de julho de 2011

MAURINO E SUA FÚRIA CONTRA OS BLOGUEIROS

Pra começo de conversa, vou me manifestar sobre a ação do prefeito Maurino contra este blog e alguns outros que têm publicado informações sobre suas trapalhadas na administração municipal. Como estava fora de Marabá, foi minha esposa quem recebeu o envelope com a citação da Justiça, semana passada.
O prefeito ficou irritado com uma montagem do blog O Resto do Iceberg, em que ele aparece vestido em uniforme nazista, e reclama de danos morais por conta da iniciativa.
Eu poderia, se quisesse, escrever aqui dez páginas - ou mais - para protestar contra tamanha imbecilidade, isto é, provocar a Justiça por uma razão que não tem o menor cabimento. Acho, entretanto, desnecessário. Vou apenas publicar a explicação sobre a montagem postada por Pedro Gomes, autor do blog O Resto do Iceberg, a qual, para mim, diz com propriedade tudo o que precisa ser entendido sobre o assunto.

EIS A EXPLICAÇÃO:


Ontem fui informado que o prefeito Maurino Magalhães resolveu processar, além de mim, os brilhantes blogueiros: Ademir Braz (Quaradouro), Ribamar Ribeiro (Contraponto & Reflexão), Chagas Filho (Terra do Nunca) e Laércio Ribeiro (Blog do Laércio Ribeiro), por causa da divulgação de uma montagem que fiz baseada na falácia do gestor perante opinião pública ao valer-se de veículos de comunicação como rádio, TV e jornal impresso.
Gostaria de ter feito esta postagem assim que tomei conhecimento do caso, porém, fiquei impossibilitado devido ao trabalho e também estava sem cabeça pra me preocupar com acusações tão bisonhas.
Se a intenção do prefeito era intimidar ou silenciar a voz daqueles que discordam de sua forma de administração peculiar, quero alertá-lo que essa não foi uma boa ideia. 
Já fui notificado oficialmente para comparecer em audiência no próximo mês, e digo que estou me sentindo motivado e até ansioso para prestar os devidos esclarecimentos à justiça. Será uma excelente oportunidade de provar que ele é um mentiroso e tenta ludibriar a opinião pública com suas propagandas fantasiosas (daí a semelhança com Joseph Goebbels).
Interpretar o sentido de uma imagem sem levar em conta o conteúdo que a acompanha é típico de gente que tem preguiça de ler ou de gente que andou cabulando as aulas. Talvez, na próxima oportunidade, eu desenhe bem devagarinho pra ver se conseguem captar alguma
Se eu quisesse associar o prefeito ao nazismo não acham que seria melhor eu te-lo colocado ao lado de Hitler, que parece ser um pouco mais conhecido que o tal Goebbels? 
Logicamente, a comparação não foi por Goebbels ser nazista mas, única e exclusivamente, pelo fato de que foi dele as infames frases:

“Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade"
 
"Não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito"

Se as frases acima tivessem sido proferidas por Elvis Presley, por exemplo, então a montagem teria ficado assim:

No entanto, as frases em questão foram ditas por uma 'marqueteiro' que, por acaso, era nazista. Logo, não é ao nazismo que estou evidenciando, mas sim uma jogada de marketing proposta pelo ministro de propaganda alemã.

Quem lê o texto 
"A reencarnação de Goebbels" percebe facilmente que em momento algum ataquei o 'cidadão' Maurino em sua vida privada ou familiar, mas sim, o prefeito - que é um agente público. E isso fica claro quando digo: 

"Tantas são as melhorias divulgadas pela prefeitura que dá até pra acreditar". 

E ainda concluo dizendo:

"Sinceramente, espero que as semelhanças parem por aí."


Pelo jeito, interpretação de texto não é um privilégio de todos. Que o diga o sr. Maurino Magalhães e sua assessoria jurídica.

2 comentários:

Patrick Roberto Carvalho disse...

Olá Laércio, como não seguia o blog O Resto do Iceberg, só agora, pela sua postagem, vi a resposta quanto ao caso do prefeito contra os blogueiros. Muito astuto o testo e direto ao ponto. Gostei da argumentação.

John Patts disse...

Nossa, fiquei em estado de extase, não não, muito melhor que isso, quando vi que o pobre prefeito não tem nem criatividade para criar argumentos e atacar seus opositores, é do tipinho que tenta apelar usando o "poder", dai se tira o tipo de representante que a cidade tem. Que caos.